segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pandöra


"Na mitologia grega Pandora (a que tudo dá, a que possui tudo) foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos homens pela ousadia do titã prometeu em roubar aos céus o segredo do fogo."


"Foi a primeira mulher que existiu, criada por Hefesto (Deus do fogo, dos metais e da metalurgia) e Atena (Deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da arte, da justiça e da habilidade) auxiliados por todos os deuses e sob ordens de Zeus. Cada um lhe deu uma qualidade. Recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice, a habilidade na dança e nos trabalhos manuais."

.../...

"Foi enviada a Epimeteu, a quem prometeu recomendara que não recebesse nenhum presente dos deuses. Vendo-lhe a radiante beleza, Epimeteu esqueceu quanto lhe fora dito pelo irmão e a tomou como esposa.
Ora, tinha Epimeteu em seu poder uma caixa que outrora lhe haviam dados os deuses, que continha todos os males. Avisou a mulher que não a abrisse. Pandora não resistiu à curiosidade. Abriu-a e os males escaparam. Por mais depressa que providenciasse fecha-la, somente conservou um único bem, a esperança. E dali em diante, foram os homens afligidos por todos os males."

***************************************

"Uma outra versão diz que a intenção de Zeus quando mandou Pandora para a terra, era a de agradar aos homens, e que seu presente de casamento à moça foi uma caixa onde cada um dos deuses havia colocado um bem. Infelizmente, porém, Pandora abriu a caixa sem querer, e todos os bens escaparam e desapareceram, com excepção da esperança que só se vai com a permissão do homem que a traz, jóia preciosa que fortifica o homem e lhe dá condição de enfrentar todos os males com que a vida o maltrata."

***************************************

Lenda ou não, pouco importa. Nos tempos actuais Pandora existe em forma de jóia, pulseiras ou colares onde se vão acrescentando contas carregadas de significados criando assim em forma de arte e que carregamos connosco histórias pessoais e de vida...



Também me rendi a este encanto feminino e tenho uma criação de peças presenteadas com significados próprios ...
Talvez fique por aqui e carregue comigo a jóia da história presente ou crie a minha própria Pandöra com história onde prevaleça a esperança ... recriando uma linha ténue entre a lenda e a realidade, entre o passado, o presente e o futuro ....



Nenhum comentário:

Postar um comentário